Teremos que dar PAUSE

Nosso último post deste diário foi publicado em 19 de outubro. Muita coisa aconteceu desde lá até hoje: impasses entre Sindicatos, Governo, Profissionais da Educação, alunos e responsáveis em relação ao retorno das atividades presenciais nas escolas públicas de Pernambuco; início das campanhas eleitorais municipais;  volta a tendência de crescimento de casos de Covid-19 no estado, realização de avaliações diagnósticas nas escolas, depoimentos dos alunos e até reivindicações escritas quanto à sobrecarga de atividades exigidas. Em meio a um cenário tão conturbado, nosso projeto sofreu consequências e tivemos que dar PAUSE.

Nossas últimas reflexões já tinham identificado que precisávamos mudar a proposta do jogo, que não mais seria baseado em desafios por disciplina lançados no Google Sala de Aula, mas passariam a ser interações síncronas entre os alunos e a equipe do multiHlab em torno de temas transversais como Direitos Humanos, Meio Ambiente e Sustentabilidade, entre outros. Para encerrar a Fase 1, chegamos a programar uma festa online de Halloween no último dia de outubro, marcando nosso ataque ao acampamento de Morgon e reconquista da sub-gema Ametista. Mas antes que ela pudesse acontecer, o clima foi acirrado com a perspectiva do retorno às atividades presenciais mesmo sem garantias da viabilidade sanitária (como ampla vacinação da população). 

Foi neste ponto que identificamos um ambiente inviável para continuidade do projeto. Como uma equipe externa à escola, estávamos no nosso limite de atuação, esbarrando em questões nas quais não nos caberia participar. Para explicar nossa decisão, após conversa com a gestão da escola, concordamos em realizar um encontro pelo Google Meet com todos que quisessem participar para conversar abertamente sobre o que está acontecendo em nossas vidas. Esse seria o momento para explicar por que decidimos paralisar o jogo e construirmos, juntos, possibilidades para o futuro. Enviamos, então, a seguinte mensagem para professores e alunos: 

Gente, eu sou oráculo mas nem eu estou conseguindo entender este ano. Tudo que pensamos que aconteceria em 2020 não rolou. Eu tinha tantos planos, esquemas, expectativas… Daí chegou um vírus e morgou geral. O pior é que eu achava que tinha certezas, agora há tantas dúvidas! O ano está chegando ao fim e eu não sei de mais nada. Mas aí eu fiquei pensando: então quem sabe? Quem, a esta altura do ano tem respostas ao invés de perguntas? Acho que tá mais fácil encontrar quem tem as mesmas perguntas e está procurando respostas como eu. É sobre isso que a gente quer conversar. Sobre quais perguntas estamos nos fazendo neste fim de ano maluco e, quem sabe, falar sobre como cada um está buscando suas respostas. 

Neste momento, a equipe do multiHlab vai dar um “pause” no Retorno de Cân. O espaço-tempo ficará suspenso, a espera da hora certa para retomar nossa história e enfrentar Morgon, Weaken e Isol. Mas a gente quer continuar falando sobre como enfrentar a morgação, a fraqueza e o isolamento, na vida real, essa que a gente não pode parar. 

É para isso que a gente esquematizou um encontro pelo Google Meet entre a equipe do multiHlab e os alunos da Cândido Duarte. Convidamos alguns estudantes de cada série para abrir as falas e iniciar a conversa. A partir daí, quem quiser pode mandar aquele papo reto, abrir o coração, soltar os cachorros… enfim, compartilhar o que está pensando sobre o que está acontecendo e o que acha que vai acontecer daqui para frente. 

Nosso encontro será sexta-feira, 06.11. às 17h, no link: (Google Meet)

O encontro aconteceu, mas teve uma baixa participação. Poucos estudantes acessaram a sala virtual e apenas 4 falaram sobre suas expectativas para o futuro. Alguns integrantes da gestão e do corpo docente também expressaram suas experiências e esperanças, e assim concluímos a noite com mensagens de agradecimento pela receptividade da escola em aceitar realizar o projeto conosco.

Nossa perspectiva é retomar o projeto, que poderá até acontecer presencialmente, se e quando identificarmos um cenário propício. Agora é hora de refletir sobre a experiência. No que acertamos? Onde erramos? O que podemos aprender? Cada um dos integrantes da equipe do multiHlab irá publicar aqui um post respondendo essas perguntas. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>