S.O.S RECUAR!!

Para o sucesso do projeto, é preciso realizar o monitoramento constante das  suas ações e resultados alcançados, muitas vezes exigindo reformulações ou mudanças de direção. É neste momento que nos encontramos. Na primeira semana do jogo não alcançamos o engajamento esperado dos estudantes. No post anterior, falamos sobre os problemas identificados. Agora, vamos falar sobre como conduzimos as mudanças.

Nossa primeira ação foi discutir entre a equipe do multiHlab o cenário e as possíveis soluções. Como propostas, enviamos para a equipe da escola as seguintes sugestões:

 

  1. Prorrogação do prazo de entrega dos desafios 1 a 5, reabrindo os prazos de todos no Google Sala de Aula até o domingo seguinte, 27.09.20. 
  2. Não lançar novos desafios nesta semana (de 21.09 a 27.09) para que entreguem os desafios já lançados, permitindo que as equipes se concentrem nestas primeiras entregas.
  3. A partir do dia 28.09 (segunda-feira), poderíamos lançar no mesmo dia 2 desafios. Os dois teriam como prazo de entrega o domingo seguinte, conferindo um prazo maior para os alunos. Assim, diminuímos a frequência semanal de desafios de 3 para 2, com o prazo de uma semana para sua realização.

 

Após compartilhar essas sugestões no grupo de Whatsapp do Conselho Superior do jogo, eu (como coordenadora do multiHlab) conversei com Jeane (da gestão da escola) sobre novas demandas da Secretaria de Educação e Esportes do Governo do Estado de Pernambuco (SEE/PE). A nova orientação da SEE/PE foi para que todas as escolas de ensino médio públicas do estado realizassem no período de 15 de setembro a 16 de outubro apenas atividades de revisão dos conteúdos ministrados de março a setembro de 2020, e aplicassem avaliações diagnósticas para planejamento do retorno das atividades presenciais. Consideramos que os desafios propostos pelo jogo configuram-se como atividades de revisão, visto que foram pensados pelos professores a partir de conteúdos já ministrados. Assim, poderiam auxiliar nesta demanda. Mas que era necessário diminuir sua periodicidade. 

De modo a se adequar a esse novo momento, a equipe do multiHlab reorganizou o cronograma do jogo, aplicando a extensão do prazo para entrega dos desafios 1 a 5 e diminuição do número de desafios semanais com prazo maior para as entregas. Com essas mudanças, estendemos a Fase 1 do jogo, que será concluída em 30 de outubro com os 12 desafios (um por disciplina e um proposto pelo multiHlab). As Fases 2 e 3, terão, portanto, um número menor de desafios, sendo concluídas até 30 de novembro. Assim, não teremos a periodicidade de 1 desafio de cada disciplina por mês (fase), mas ao final do jogo, todas as disciplinas terão sido contempladas com pelo menos 2 desafios.

Incluímos também no cronograma do jogo atividades relacionadas as ações promovidas pela escola no período do Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), relacionando as palestras a narrativa do jogo e incluindo uma nova atividade interativa com Morgon: a Batalha de Argumentos. Sobre isso, falaremos no próximo post. 

Para comunicar as mudanças para os estudantes, foi divulgado o seguinte texto por Whatsapp e no mural do Google Sala de Aula: 

 

RETORNO ÀS BASES

 

A batalha contra Morgon apenas começou, mas já percebemos como sua presença está forte na Terra. As Guarnições de Cân realizaram um grande esforço para reunir informações capazes de indicar estratégias contra a morgação e agora é preciso traçar nossos planos de ataque. Para isso, cada Guarnição retornará a sua base e reunirá para análise do Conselho Superior as respostas de todos os desafios enfrentados, disponibilizando suas informações na Arena até o dia 27.09.20. 

 

Enquanto estiverem em suas bases, as Guarnições deverão manter seu preparo mental para enfrentar os próximos desafios. Para isso, contarão com a ajuda de dois mestres convocados pelos Oráculos. No dia 24.09, às 17h30, será o encontro com o mestre Rhaí Ramos. E no dia 28.09, às 19h, com o mestre Salomão Costa. Esse momento de reflexão será muito importante para o fortalecimento de nossas Guarnições.


Nosso novo cronograma prevê, então, que não serão lançados novos desafios na Arena de 21 a 27 de setembro, e na semana de 28.09 a 04.10 realizaremos apenas o desafio multiHlab: Batalha de Argumentos contra Morgon (no dia 30.09). A gente vai contar essa ideia e como tudo aconteceu no próximo post. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>