O processo da invasão de Morgon

A ideia do Prof. Cleilton, de matemática, de realizar um aulão com os alunos do 3º ano utilizando a narrativa do jogo estimulou nossa criatividade para o desenvolvimento de uma ação de imersão. Em reunião da equipe multiHlab surgiu a proposta de uma “invasão de Morgon” durante o aulão. 

O visual de Morgon já estava pronto e ele entraria no Google Meet no meio da aula com uma mensagem de morgação. Mas como seria a voz do vilão? Ao invés de uma mensagem gravada, utilizamos a voz ao vivo modificada por um sintetizador. Dentre vários pesquisados, instalamos o programa Clownfish Voice Changer no notebook. Após vários testes para escolher qual voz era mais adequada para a personagem, a opção ROBOT foi a escolhida por transmitir uma ideia maquínica, combinando com sua constituição física formada por bits. 

Programa Clownfish Voice Changer

Construímos juntos o texto e a expressão de Morgon, assumindo uma voz lenta e masculina, morgada e sem gargalhadas. Nessa fase, o texto interpretado pelo Morgon durante a Live deveria ter um caráter desafiador e “morgador” para que os alunos se sentissem provocados e pudessem reagir de forma positiva na resolução dos Desafios do Google Sala de Aula. Criamos também outra personagem que seria um tipo de Assistente de Morgon: Lakaio Morgado. Para sua construção, este teve como referência e inspiração o personagem Lula Molusco, do desenho Bob Esponja, por possuir a personalidade “desestimulante” para qualquer ação.  O objetivo dele é fazer as conexões/interações entre Morgon e as invasões de modo silencioso, pois não possui fala. Para que nosso vilão e seu assistente entrassem na sala, criamos duas contas no Gmail assumindo seus nomes e imagens, pois assim não utilizaríamos as contas pessoais na equipe.

Além do áudio, com uso do sintetizador, para dar ainda mais realismo a cena da invasão foi produzido um vídeo em loop infinito com a imagem de Morgon que “invadiria” a sala utilizando o compartilhamento de tela no Google Meet. Para isso, foi necessário armazenar o vídeo em canal do Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=HOsprAClI1Q) para compartilhar o vídeo como uma aba do navegador web.

A ação estava pronta: vídeo para compartilhamento armazenado no Youtube, texto e voz de Morgon definidos, perfis de Gmail criados. No dia e horário agendados com Cleilton, Morgon invadiu o aulão de matemática. O professor também participou da encenação, dizendo que a sala tinha sido invadida, que ele não sabia o que estava acontecendo, não conseguia voltar para sua apresentação para continuar a aula. Os alunos começaram a reagir, fazendo comentários no chat, com expressões de espanto, desafiando Morgon para a luta, comentando que sua voz era muito assustadora.


Primeira invasão de Morgon no Aulão de matemática com os 3º anos.

 A ação foi um sucesso e resolvemos fazer novas invasões de Morgon em aulas do 1º e 2º anos. Combinamos com o Professor Rodrigo (Geografia) para invadir sua aula com os 1º anos e com a Profa. Cynthia (Biologia) com os 2º anos. Professores e alunos ficaram muito empolgados e agora temos um novo desafio para equipe multiHlab: pensar novas atividades imersivas para envolver cada vez mais os alunos no jogo. 


Segunda invasão de Morgon na aula do Prof. Rodrigo com os 1º anos.

Terceira invasão de Morgon na aula da Prof. Cynthia com os 2º anos. 

E agora, qual será o próximo ataque de Morgon? O que fará para tentar desestabilizar as Guarnições? Ainda não sabemos, mas ele e seu assistente Lakaio Morgado continuam observando os humanos… E o Conselho Superior está em alerta!






Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>