Morgon invadiu meu aulão

Hoje é o professor Cleilton Mendes que narra sua ideia de promover um aulão de matemática para as Guarnições do 3º ano e como a narrativa do jogo foi usada como tema para a aula e para uma invasão do nosso vilão Morgon. 

Motivar os estudantes sempre foi um desafio para nós professores. E como o momento atual não está ajudando muito, temos que nos adaptar e inovar na maneira de atrair a atenção dos estudantes para as atividades escolares. A ideia do projeto de gamificação foi muito bem-vinda entre os professores e equipe gestora. Devo confessar que eu sou fã de jogos eletrônicos e ter a possibilidade de juntar um hobby com a atividade laboral é bastante atrativa, pois me dá a possibilidade de sair do padrão e usar a criatividade para inserir os assuntos dentro de outro contexto. Foi pensando assim que resolvi criar um aulão especial dentro do universo do Retorno de Cân. No aulão resolvi assumir meu personagem, o espadachim Hattori Hanzo, para guiar os estudantes em resolver o mistério dos três portais. A narrativa do aulão foi adaptada do Problema de Monty Hall, no qual dentre os três portais disponíveis, os alunos deveriam escolher o portal correto, os outros dois eram falsos. Após a escolha do portal, um portal falso era fechado, sobrando apenas dois: o portal escolhido pelo aluno e o portal restante. Então era dada a escolha de manter o portal escolhido ou trocar pelo outro portal. A missão deles foi descobrir qual a melhor opção: manter ou trocar? Durante o aulão, os alunos discípulos tiveram a oportunidade de revelar seus personagens e contar a história dos mesmos. E então, no meio da aula, tivemos uma surpresa! Morgon, um dos vilões, resolveu crackear o link da live, desafiando os alunos a desistirem de recuperar as gemas. Este momento foi único, ninguém esperava tudo aquilo, meus estagiários presentes na live ficaram surpresos com a organização e de como tudo foi executado. Ao final do aulão, chegamos a uma resposta do problema e falamos um pouco sobre o conteúdo de probabilidade voltado para o ENEM com dicas e resolução de questões.


Muito legal contar com a participação de todos, né. Neste projeto, é muito importante motivar também os professores, trazendo ao grupo novas energias e muitas ideias. Então, ficou curioso sobre como foi essa invasão de Morgon no aulão? A gente conta os bastidores no próximo post. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>