É preciso engajar

A Live de lançamento de O Retorno de Cân foi um sucesso, gerando muitos comentários nos grupos de Whatsapp entre os professores e alunos. Agora, é preciso motivar os alunos a se cadastrarem nas salas de aula Google criadas exclusivamente para o jogo, reunindo suas Guarnições na Arena. 

A primeira estratégia para reavivar o sentimento de grupo em cada turma foi lançar um primeiro “Desafio Extra”: as Guarnições definirem seus nomes e símbolos para personalização de suas respectivas salas no Google Sala de Aula. E assim foram criadas as Guarnições Guardiões de Cân (1º ano A), Peaky (1º ano B), Wakanda Forever (1º ano C), Black 2A (2º ano A), Midnight (2º ano B), Silva Ignis (3º ano A) e Faygo (3º ano B). 

Neste primeiro momento, o canal de comunicação mais utilizado na escola é o Whatsapp. Articulando envio de mensagens nos grupos de professores com os alunos e também da gestão da escola com alunos e responsáveis, foi realizado um esforço coletivo para divulgação dos links para cadastramento em suas respectivas salas. Também, os convites foram enviados para os e-mails dos alunos. 

A equipe do multiHlab criou uma série de cards baseados na estética digital e de ficção científica, misturando linhas de programação e códigos, cenários futuristas e imagens tradicionais de violões que vestem capuz e outros artefatos já consagrados na literatura e no cinema. Toda esta adaptação buscou criar imagens novas, mas sem perder aquilo que já está no imaginário Geek.

No próprio dia 01 de setembro, data de realização da Live de lançamento, entramos nos grupos de Whatsapp da professora de Biologia, Cynthia Rodrigues. Ela mantém grupos ativos com todas as 7 turmas da escola. Neste dia, foi enviada uma mensagem de texto assinada pela personagem da equipe multiHlab responsável pela turma:

Olá, Guarnição “1A”

Sou a Oráculo Trinity – entusiasta das boas energias siderais, regente dos oceanos galácticos da motivação –  integrante da equipe gerida por Magentia. Recebi orientações para guiá-los. 

Venho convocá-los à nossa força-tarefa de  reestabelecimento da unidade de Kommunonía.

Para atender aos desafios de guarnição e receber as instruções de batalha, inscrevam- se por meio deste endereço:  https://classroom.google.com/c/MTI3ODM2NDQ1MDk0?cjc=yau67sz 

Nossa missão agora é derrotar Morgon e resgatar a sub-gema Ametista.

Morgon é traiçoeiro e persistente, fiquem atentos e se preparem.

Lembrem que suas mentes são seus grandes centros de comando: acreditem nas suas capacidades! Cultivem sua determinação. A Força está na mente. 

O equilíbrio que rege o mundo depende de vocês.

Utilizaremos a arena para responder as dúvidas das guarnições, em qualquer dobra de tempo!

Atenciosamente, Trinity.

No dia 09 de setembro o primeiro desafio será lançado na Arena e precisamos que mais alunos estejam cadastrados. E ainda tinha o feriado de 7 de setembro no meio! Então, na sexta-feira 04 de setembro enviamos um novo card pelo Whatsapp, agora com um apoio visual:

Bom dia, Guarnição 1A!

Sou a Oráculo Trinity

Estamos realizando uma força-tarefa para reunir novamente a unidade de Kommunonía, portanto, convoco vocês a se inscreverem por meio deste endereço: https://classroom.google.com/c/MTI3ODM2NDQ1MDk0?cjc=yau67sz

Essa é nossa Arena de Desafios: é a partir dela que vamos nos comunicar e por onde as missões serão publicadas. Nossa missão agora é derrotar Morgon e resgatar a sub-gema Ametista. Uma primeira tarefa já foi publicada: a escolha do nome e símbolo da Guarnição pela equipe. Ao definirem em grupo, um integrante da turma pode publicar na sala o nome e símbolo escolhido!

Qualquer dúvida, podem postar na nossa Arena, estou preparada para guiá-los.

Todos preparados?! 

Vamos nessa!!

E na véspera do primeiro desafio, mais uma convocação, agora mais impactante, com o uso da imagem de Morgon e mais detalhes sobre este vilão:

Todas as Guanições Siderais já foram convocadas para recuperar as partes de Komunnonía e vocês, como as Guarnições de Cân citadas pela Profecia, serão primordiais na luta contra Isol. Morgon já está na Terra. É possível sentir a presença de suas energias desestimulantes impregnando nossos povos. Sibilante e imprestável, ele é traiçoeiro e está contaminando tudo, morgando os sonhos, as rotinas, deturpando a vida das nossas sociedades. O Conselho Superior precisa da participação de todos. O equilíbrio do Universo agora depende de vocês. Cadastre-se agora na Arena. Os desafios começam amanhã!

Toda essa movimentação para o engajamento dos alunos no jogo aconteceu paralelamente ao trabalho de adaptação pela equipe do multiHlab dos desafios enviados pelos professores para a narrativa do jogo. Algo que neste primeiro momento exigiu muita dedicação, pois não esperávamos que seria necessário agora desenvolver tantos detalhes da história. Mas esse perrengue a gente conta no próximo post. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>