O lançamento do jogo para os alunos foi cercado de muito mistério… Agendamos com a equipe da escola a realização de uma Live pelo Google Meet no dia 31 de agosto, às 9h. Para “convocar as Guarnições” (convidar os alunos para a Live), utilizamos como canal os grupos de Whatsapp das turmas. Na semana anterior, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, enviamos a cada dia um Card Teaser. Eles foram produzidos utilizando a plataforma gratuita Canva (www.canva.com) a partir dos elementos que conversam esteticamente com a arte da marca criada para o jogo (O Retorno de Cân), ambientados com a atmosfera das referências do mundo Geek existentes na narrativa: Star Wars e Matrix. O primeiro card trouxe os vilões e a ameaça ao equilíbrio do Universo, o segundo a imagem e nome da gema Kummononía e o terceiro a marca do projeto. Os três cards também foram postados no Instagram do multiHlab e da EREM Professor Cândido Duarte.
As três imagens foram compartilhadas com legendas de suspense. Não explicamos absolutamente nada, só anunciamos a premissa do game. As legendas foram:
Post 1 – Em breve
Post 2 – Apenas uma Guarnição
Post 3 – (Convite para a Live)
Apenas uma Guarnição restabelecerá o equilíbrio.
Todas as Guarnições de Cân estão convocadas para esta missão. Compareça no dia 31.08.20 às 9h na reunião virtual com o Conselho Superior pelo Google Meet para receber suas coordenadas.
Link do Meet: meet.google.com/jnm-ihcr-tgh
A cada post acompanhamos ansiosxs a reação dos alunos através dos comentários que a coordenadora fazia: “eles já estão perguntando o que é”, “estão muito curiosos”. Para a live, combinamos que cada um, tanto os integrantes da equipe do multiHlab quanto os professores e equipe gestora da escola, estariam caracterizados como seus personagens na narrativa, para durante a live abrir suas câmeras e microfones para se apresentarem. Esse processo pré-live gerou uma interessante mobilização por parte dos dois lados – nós da equipe do multiHlab combinamos de compor a equipe Oráculo Magentia, a que auxilia inspirando e motivando os alunos. Nossa equipe é gerida por Magentia, nossa coordenadora Viviane Toraci; Jessika se nomeou Lexie; Karla se nomeou de Nixie Sirius; Matheus Mariano de Brown; e Matheus Bandeira de Khronos. Ficamos muito animados para ver o que os professores haviam preparado e nos surpreendemos. Magentia, com seu colar de cristais estelares na cabeça, a Oráculo da Visão, iniciou as apresentações enquanto todos ainda mantinham suas câmeras fechadas. O suspense pairou no ar até o último minuto! Depois que ela apresentou a narrativa, as regras e a mecânica do game, o que gerou muitos comentários no chat ao longo da explicação, com alguns alunos já identificando as referências de RPG e comentando entre si (Magentia até deu espaço para que os alunos falassem, ligassem câmeras e microfones e interagissem ao longo da explicação mas sem sucesso), Magentia pediu para que a equipe do multiHlab se apresentasse, ligando, cada um por vez, as nossas câmeras. Todos nós nos apresentamos com nossas fantasias, nomes fictícios e poderes. Fomos muito bem recebidos, vários alunos fizeram elogios no chat. Brown, em particular, chamou a atenção e cativou os estudantes em sua homenagem ao Pantera Negra, herói da Marvel – já que a live aconteceu um dia após a morte do ator Chadwick Boseman que dava vida ao personagem, o que gerou uma comoção mundial, principalmente para os fãs dos filmes.
Logo em seguida os professores foram convidados a se apresentarem. A grande parte deles investiu pesado em suas caracterizações. Teve professora que colocou até cenário celestial de fundo! Teve professor que colocou música e bateu chocalhos. Eles prepararam falas, combinaram formas de se apresentar dentro da narrativa. Nós da equipe multiHlab e os alunos ficamos maravilhados. Uma chuva de comentários elogiando os professores foi realizada no chat, todos ficaram muito animados. Após as apresentações, algumas dúvidas sobre a mecânica do jogo começaram a surgir e fomos respondendo. A live terminou com mais algumas explicações a respeito do game.
Durante essa semana, de 01 a 08 de setembro, nosso esforço será de engajamento dos alunos no projeto. Pensamos em algumas estratégias, que serão o tema do próximo post neste Diário de uma Gamificação.
sistema de torneiras latão says:
grande e também incrível blog. Eu realmente gostaria de graças, por nos oferecer informação muito melhor.