100 anos de Florestan Fernandes


Florestan Fernandes é considerado um dos pioneiros da Sociologia no Brasil, figura importante para a consolidação deste campo científico no país e um maiores nomes desta ciência na América. Nascido em São Paulo, foi professor na Pontifícia Universidade de São Paulo e nas universidades estadunidenses de Yale, Columbia e Toronto. No Brasil, além de professor e pesquisador, foi Deputado Federal com grande contribuição na formulação da legislação educacional brasileira.

Sua obra é vasta, considera fundamental para os estudos da sociedade brasileira e estabeleceu-se como indispensável nos cursos de Ciências Sociais, Sociais Aplicadas (como Direito e Economia) e Ciências Humanas. Seus estudos vão desde análises sobre a função da guerra entre povos indígenas do Brasil, passando pelos efeitos sociais do racismo na formação das estruturas socioeconômicas de nosso país, até o estabelecimento da burguesia nacional, dentre outros.

Seus escritos são referência até hoje para pensar a formação e funcionamento do Brasil como nação e serve como base para análises de pensadores das novas gerações. Seu pensamento está nos cursos de educação superior e cada vez mais poderá fazer parte das aulas de Sociologia nas escolas, contribuindo para a formação dos jovens brasileiros. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>