Pinktip litera: O conto da escola

Nesta Pinktip Litera indicamos O conto da escola. Neste escrito, Machado de Assis apresenta brevemente a história de Pilar, um adolescente, estudante de uma escola não muito grande, identificado como bom aluno, mas que não se adequa muito bem ao ambiente escolar. Seu pai era um empregado do Arsenal de guerra, que sonhava para o filho uma carreira de capitalista no comércio, e quando percebia este sonho ameaçado punia o garoto com violência física.

 Na situação narrada no conto, o garoto é interpelado pelo seu colega Raimundo para que lhe ajude com a tarefa de casa mediante pagamento de uma moeda. No primeiro momento Pilar se sente constrangido em aceitar, mas acaba por ceder. A transação é dedurada por um outro colega de sala e o professor pune os dois transgressores com a palmatória e um sermão sobre corrupção. No dia seguinte,Pilar está decidido a ir até a escola antes de todos e recuperar a moeda que o professor havia jogado pela janela. Contudo, no caminho, o jovem encontra um pelotão militar que lhe parece mais agradável que o ambiente escolar e a moeda. Começa por seguir o som dos tambores dos fuzileiros em treinamento e acaba o dia na praia da Gamboa. Ao voltar para casa não sente mais raiva pelo colega que o entregou, além de ter aprendido pela primeira vez sobre corrupção e delação.

 A partir do conto de Machado podemos lançar um olhar sociológico sobre o ambiente escolar. Afinal, muitas vezes o nosso modelo de escola não parece tão atrativo para os jovens, pois não oferece espaço para que as identidades juvenis possam ser vivenciadas na sua diversidade. Também, muitas vezes trata conflitos no campo da moralidade, da ética, unicamente como objetos para punição, fechando a possibilidade de reflexão com os estudantes.

  Outro elemento que o texto apresenta e podemos pensá-lo sob o prisma da Sociologia da Educação é como a instrução formal visa formar um modelo específico de cidadão, aquele que corresponde à necessidade de formação de mão de obra para o capital. Poderia a escola formar outro tipo de profissional? Poderia a escola formar cidadãos ? São perguntas que podem ser levantadas em sala de aula com os estudantes baseando-se em estudos sociológicos.

Aposto uma moeda que você teve interesse neste conto. Então conheça este e outros textos de Machado de Assis no site www.dominiopublico.gov.br .

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>