Pinktips Aula: Literatura Negra

O pensamento social brasileiro deve muito às obras de grandes autores negros e negras. No entanto, a produção de intelectuais afrodescendentes não é tema recorrente de destaque. Desde o dia 11 de maio, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc liberou no Youtube vídeo-aulas do ciclo Intérpretes “Negras (os) do Brasil”, realizado no ano passado com grandes pesquisadores e escritores negros analisando a vida e a obra de ícones da literatura negra.

Na primeira vídeo-aula, a professora de Letras Lígia Fonseca Ferreira, com doutorado na universidade francesa de Sorbonne, fala sobre o advogado, escritor e jornalista abolicionista Luiz Gama.

A pesquisadora Fernanda Miranda abordou sobre a escritora Maria Firmina dos Reis. O sociólogo Matheus Gato falou da obra do intelectual Nascimento Moraes.

A biografia, a obra e o pensamento crítico do premiado geógrafo Milton Santos são analisados por Billy Malaquias, mestre em geografia.

As vídeo-aulas têm duração entre 15 e 30 minutos e estão disponíveis neste endereço: https://www.youtube.com/playlist?list=PLVx7TZKwHUi_i7aXoIJhWZAkc-ffNgnGj 

#multiHlab #midalab #fundaj #literatura #obras 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>