Pinktips Socio: documentário Tela Preta

Tela preta é um documentário pernambucano independente, do ano de 2019, dirigido por Renata Ramos com produção de Elizabeth Luz. Com 12 minutos de duração, a obra é baseada em entrevistas com pessoas negras de Pernambuco que compõem a área do audiovisual e refletem sobre a presença e representação de pessoas negras no Cinema Pernambuco e mundial, apresentando limitações e possibilidades de mudança.

A partir desta produção podemos pensar conceitos como identidade e representações sociais do negro no país. No Brasil, mais da metade de sua população se autodeclara como negra, mas ainda assim as produções de cinema e televisão possuem poucas pessoas com estes traços em papéis principais, além de relegar aos homens e mulheres negras quase sempre lugares de prostituição, violência, futebol ou trabalhos com baixa remuneração.

Os impactos que essa forma de retratar as populações de cor no país geram no imaginário nacional são nocivas, pois reforçam estereótipos e geram representações sociais que naturalizam a desvantagem entre brancos e negros. Com Tela Preta podemos levantar nos espaços educativos formais e não formais uma discussão que pretende questionar essa característica branqueada da indústria audiovisual. Podemos, assim, pensar novas formas de representação das pessoas não brancas e como jovens negros gostariam de ver suas próprias identidades representadas nas telinhas e telonas. Pensar uma nova estética negra que não se resume ao feio, cômico e violento é parte fundamental para os caminhos e luta contra o racismo estrutural.

Você encontra o documentário em: https://www.youtube.com/watch?v=Q5BIEfJFAsA 

#multiHlab #midialab #fundaj #documentário #cinemaindependente #telapreta #filmes #sociologia #ciênciassociais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>