Pinktips Socio: entrevista com Mano Brown

Mano Brown, um dos maiores nomes do Rap no Brasil, considerado um dos fundadores do Hip Hop nacional, cantor líder do grupo Racionais Mcs, primeiro grupo de Rap do país a vender mais de 1 milhão de cópias de um disco ( Sobrevivendo no Inferno, 1997), concedeu ao jornal francês Le Monde Diplomatic Brasil uma entrevista gravada no bairro do Capão Redondo, periferia de São Paulo, local de surgimento do grupo e um dos lugares mais violentos do país nos anos 1990.

A entrevista, que foi realizada no ano de 2018, aborda diversos temas com o artista, como as transformações que o bairro passou em três décadas, questões sobre a juventude negra das periferias do país, vulnerabilidade social, arte, política e sociedade no Brasil de 2018.

O movimento Hip Hop, todo o seu conjunto de produções artísticas, identidades e ideias não possuem limitação etária, mas o estilo tem sido associado a culturas juvenis. A partir dessa entrevista podemos pensar conceitos como vulnerabilidade juvenil, a violência que, em nosso país, tem uma correlação com as populações jovens e negras. Na segunda década dos anos 2000 no Nordeste, o tema da violência e juventude negra é urgente, seja no campo da pesquisa acadêmica em Sociologia ou nos processos educativos. Nossa região se tornou o foco da dinâmica de violência letal no país nesse início do século XXI e compreender os condicionantes sociais desta questão, bem como pensar estratégias para superação, estão na ordem do dia.

Ainda podemos debater a partir do conteúdo desta entrevista questões relacionadas aos serviços públicos do Estado e como a juventude pode se engajar em suas comunidades na cobrança e fiscalização das ações dos governos que podem contribuir para a redução das Vulnerabilidades Sociais.

 
Acesse a entrevista:  https://www.youtube.com/watch?v=gMT9cXizDYQ

#multiHlab #midialab #fundaj #entrevista #manobrown #rap #rapnacional #vulnerabilidadesocial #violência #nordeste

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>