Pinktips Socio: documentário Estou me guardando para quando o carnaval chegar

A calça jeans é uma peça de vestuário consagrada no mundo todo desde, pelo menos, a segunda metade do século XX. Muitos pernambucanos compram essas peças em lojas no comércio local de suas cidades. O que algumas pessoas não sabem é que por trás dessa simples peça de roupa existe um sistema de produção e sistemas simbólicos que envolvem milhares de trabalhadores da grande indústria do jeans do Agreste e do Sertão de Pernambuco.

 Em cidades como Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, no interior do estado, massas de trabalhadores se organizam em pequenas ou grandes fábricas têxteis. Esses locais, que até pouco mais de 30 anos viviam exclusivamente de uma economia baseada na agricultura, viram sua população se tornar funcionários de grandes tecelagens ou abrirem em suas próprias casas pequenas fábricas que contam com o trabalho familiar e de pessoas do ciclo de sociabilidade mais imediata, como a vizinhança.

O regime de trabalho desses jovens, adultos e idosos de todos os gêneros muitas vezes relembra os padrões do início da revolução industrial, onde se chegava a trabalhar 12 horas por dia. Sem direitos trabalhistas e sem garantias de saúde ocupacional, essas pessoas são movidas por diversos componentes. Um deles, no campo do lúdico, é poder passar o carnaval no Litoral. O filme em questão toma esse aspecto do lazer em outro espaço geográfico e da possibilidade de participar de uma das maiores comemorações do país como ponto para narrar histórias de vida de algumas pessoas que representam um universo muito maior. Trabalhadores movidos pela ideia de passar o carnaval na praia também é outra forma de compreender as relações de trabalho num contexto de vulnerabilidades.

“Estou me guardando para quando o carnaval chegar” é um documentário dirigido por Marcelo Gomes e produzido pela Vitrine filmes, lançado em 2019. O filme conta a história de trabalhadores de pequenas tecelagens caseiras que juntam seus lucros do ano para financiar suas viagens ao litoral durante o carnaval. 

Você pode assistir na plataforma de streaming Netflix.

#multiHlab #midialab #fundaj #cienciassociais #cinema #filmes #documentario #carnaval #jeans #trabalho 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>