Pinktips Socio: documentário O Brega Funk vai dominar o mundo

Começa hoje as Pinktips Socio, com dicas que trazem um olhar sociológico a produções audiovisuais. 

Provavelmente você já viu alguém dançando passinho ou você é quem dança. Para além da criatividade artística manifesta no movimento, podemos pensar o Brega Funk como um fenômeno social. Este é uma expressão cultural juvenil que nasce nas periferias da Região Metropolitana do Recife, se espalha por ela até acessar espaços da classe média e alcança outros lugares do país.  

 Aliando-se a elementos já presentes na sociabilidade dos jovens do Grande Recife, o Brega Funk permite a criação de novas gírias, nova moda, novas formas de se fazer festa, de ocupar os espaços públicos. Temos aqui mais uma identidade de grupo que mescla características da cultura massificada do capitalismo global com outras formas de vida da periferia metropolitana de Pernambuco.  

Mesmo que o movimento não debata diretamente as questões sociais, políticas e econômicas dessa juventude, ele tensiona as divisões sociais da cidade, impulsiona os jovens a utilizarem espaços públicos, subvertendo o processo de gentrificação da metrópole, e escancara as debilidades da própria lógica de segurança pública urbana. O Brega Funk pode até não dominar o mundo, como nos propõe o título do documentário, mas com certeza nos oferece insumos para pensar como a juventude das periferias tentam se afirmar na cidade.  

“O Brega Funk vai dominar o mundo” é um documentário produzido pelo Spotify, dirigido e apresentado pelo pernambucano GG Albuquerque.  O filme apresenta artistas pernambucanos que criaram e fizeram esse ritmo ser um sucesso no país inteiro e ter milhares de pessoas ouvindo playlists do gênero na plataforma em questão.  Através de entrevistas, histórias de vida dessas pessoas, seus relatos como artistas, seus sonhos para o futuro pessoal e do Brega Funk são apresentados. Tudo isso, feito com um tom leve e descontraído de uma conversa.   

Você assiste esse e outros documentários sobre música contemporânea no canal do Spotify no Youtube:  https://www.youtube.com/watch?v=3qLr-qILt1k 

#multiHlab #midialab #fundaj #pinktipssocio #sociologia #cinema #documentário #filmes #audiovisual #bregafunk 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>