Pinktips Cinema: documentário Gordxs

Gordxs é um documentário produzido pelo diretor e fotógrafo pernambucano Ivson Santo e que teve sua estreia oficial na plataforma do YouTube no dia 26 de março de 2020. O filme, que recebeu o prêmio de melhor filme pelo júri popular no Recifest de 2019, fala sobre as vivências relacionadas aos corpos e às sexualidades de quatro jovens pernambucanos, Anico Perfler, Carol Stadtler, Wanderson César e Katarina Mendes. Da escola aos desafios atuais de ser LGBTQIA+ em um corpo visto pela sociedade como não sendo o ideal, os depoimentos de cada um traçam um panorama de como a comunidade pode melhorar o tratamento para com seus próprios companheiros de luta.

“O documentário tenta combater a visão determinista de que corpos gordos são doentes amplamente corroborada por programas televisivos que mostram perda de peso como única forma de alcançar a beleza. Ao mesmo tempo, discute como esses padrões se refletem nos relacionamentos de pessoas gordas LGBTQIA+” explica o diretor Ivson Santo. “É preciso mais do que nunca discutir que tipo de imagens e estereótipos são criados sobre pessoas que têm corpos considerados desviantes, e colocar em cheque o quê a arquitetura e os espaços normativos tem colocado em termos de opressão à essas subjetividades”, complementa o filósofo Ali Prando, que participou do lançamento presencial em São Paulo, no mês de janeiro.

O filme é o resultado do trabalho de conclusão de curso de Rádio, Tv e Internet do diretor Ivson Santo, com orientação de Mannuela Costa.

Ivson Santo é Recifense, é radialista de formação pela UFPE. Iniciou sua carreira no meio audiovisual ainda cursando a faculdade com a direção de curtas. Paralelamente, desenvolveu-se na fotografia de moda trabalhando na marca de acessórios Trocando em Miúdos. Hoje, segue como roteirista, fotógrafo, diretor e estuda relações de beleza e poder no audiovisual. Acredita que beleza e acesso devem ser universais.

Para assistir ao filme é só acessar o link:  https://youtu.be/2CvZZdNmKns

Para acessar o material complementar, trailer e fotos: https://drive.google.com/open?id=10McccP27cZUAUPOVTkaADa1PpFX2oDXU

#multiHlab #midialab #fundaj #pinktipscinema #documentárioGordxs #LGBTQIA+ #gordofobia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>