Filmes Indígenas

 

O ano de  2019 foi declarado pela Unesco ( Organização das Nações Unidas para a Educação,  Ciência, Cultura) como o Ano Internacional das Línguas Indígenas. O intuito é de valorizar a história, as memórias e tradições dos povos indígenas através das línguas faladas por eles, já que elas vem se perdendo em níveis alarmantes no decorrer do processo de globalização. 

Como uma das ações, a organização criou o Festival de Cinema Indígena Online. São 88 filmes indígenas, contendo curtas e longas-metragens, em uma lista disponível na plataforma YouTube.

O material tem alto teor pedagógico, podendo ser apresentado nas aulas por professores que queiram abordar características dos povos tradicionais, apresentando a experiência dentro dessas comunidades. Dentre os temas abordados estão: meio ambiente e sustentabilidade, os papéis das mulheres indígenas, preservação do patrimônio cultural e natural.  

No conteúdo da seleção disponível estão documentários brasileiros que falam sobre as etnias Kalapalo e Kawaiwete. Filmes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México e Peru também estão presentes na lista, assim como produções do Caribe.

Para saber mais sobre o festival, acesse: https://en.iyil2019.org/  

Endereço online da lista de filmes indígenas: https://www.youtube.com/playlist?list=PLWuYED1WVJIN2UN_XKOKpTvDXv_N520C2 

Conta aqui o que você achou da seleção e boas sessões! 

#multiHlab #midialab #fundaj  #indígenas #cinemaindígena #línguasindígenas #unesco #festival #documentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>